FREGUESIA DE MÓS - ANTIGA VILA MEDIEVAL - [NO INTERIOR TRANSMONTANO - VISITE]

LIVRO
⇔ LIVRODEVISITAS ⇔
VISITAS

Mós -  Antiga Vila Medieval

↑ Grab this Headline Animator

BREVE HISTÓRIA SOBRE O G.D.C.R. MÓS

DAS ORIGENS AOS DIAS DE HOJE

O Grupo Desportivo Cultural e Recreativo de Mós, foi constituído em Março de 1983. O seu objectivo foi a divulgação da cultura de Mós e a prática de desporto. Foi construído um campo de futebol em terra batida que ainda serviu para alguns jogos, nomeadamente nas festas da aldeia em que se juntavam muitas pessoas e conseguia-se organizar duas equipas. Foi um espaço de convívio para os associados onde jogavam cartas, damas e dominó. Teve uma equipa organizada de futebol de cinco, tendo obtido o 1º lugar nos jogos concelhios de 1985. A sede do G.D.C.R.Mós

funcionava nas instalações da Junta de Freguesia local, cedidas gratuitamente.

Em 1987, o G.D.C.R.Mós deixou de ter actividade, e as instalações serviram vários anos para a Comissão de Festas da mesma localidade. Notava-se um vazio entre os habitantes de Mós. Não tinham um lugar para convívio e passavam o seu tempo entre as suas habitações e a Praça da freguesia onde permaneciam poucas horas, principalmente pelo frio de inverno. Todos os anos, principalmente nas festas da freguesia, havia a promessa de alguns em voltar a activar o clube da terra. Passavam as festas e a esperança ia morrendo até às próximas festividades. A coragem permanecia apenas três dias e evaporava-se durante os próximos 362. Quase todas as freguesias dispõem de uma associação local e Mós, pela sua história, também teria o mesmo direito.


Então, em 2009, um grupo de 12 pessoas, distribuída pelos três Órgãos dos Corpos Sociais, meteu mãos à obra, decidiu adquirir o imóvel para futura sede, efectuar grandes obras de remodelação e beneficiação e ainda mobilar de novo o espaço que, este sim, é propriedade de todos os sócios. Tratou-se de grande coragem deste grupo de pessoas, uma vez que partimos do ZERO, solicitamos ainda algumas ajudas a Entidades que teriam obrigação de participar neste projecto, mas. no final. as ajudas resumiram-se a diversos donativos de particulares e às quotas dos actuais sócios. Já somos 180 associados e todo o investimento está praticamente solucionado.


No campo do desporto, criamos um núcleo de Xadrez, temos 12 jogadores filiados na Associação de Xadrez de Bragança e somos uma das três equipas a participar oficialmente em todo o distrito de Bragança. No primeiro ano, participamos em dois torneios oficiais, nomeadamente o OPEN INTERNACIONAL DE CHAVES, onde o nosso jogador melhor classificado obteve brilhantemente o 15º lugar, entre 40 participantes. No mês corrente, tivemos o orgulho de organizar o 5º CAMPEONATO DE TRÁS-OS-MONTES, onde a nossa melhor classificação foi o 8º e 9º lugar, entre 28 participantes. Além do Xadrez, as actividades desportivas estendem-se à SUECA, CHINCALHÃO, DAMAS e DOMINÓ.


Esperamos efectuar alguns trabalhos acerca de história e cultura desta nossa freguesia. Aceitamos ideias dos associados e esperamos que estes, cada vez mais, se sintam em sua casa.


O G.D.C.R.Mós recebe qualquer pessoa, residente na aldeia ou visitante que goste de conhecer as nossas terras e as nossas gentes porque estas, também gostam de vos receber.


A Direcção do G.D.C.R.Mós agradece a todos que estiveram envolvidos neste projecto e certamente que vamos continuar.



O Presidente da Direcção


Belarmino Deus

2 comentários:

vazdesign 24/11/2010, 14:18:00  

estive na festa de inauguração . Parabéns pelo espaço. Mós e os visitantes agradecem

Verinha 05/12/2010, 15:56:00  

Quem conheceu o espaço anteriormente, fica admirado com a transformação. Lá sinto me completamente em casa.Espaço acolhedor e amigo.
Sem falar nos belos petiscos que são feitos aos Sábados para toda a gente, sem exclusões.

Parabéns e continuem

Enviar um comentário

Antes de Comentar identifique-se saiba que este espaço tem localização de IP e rede, e através destes meios sabemos de onde vêm, os comentários anónimos serão sempre analisados, antes de serem publicados.
Os Comentários deste Blog/Site são publicados sem edição prévia, pelo que pedimos que respeite os nossos Critérios de Publicação. O seu endereço de IP e Rede não serão divulgados, mas ficarão na nossa base de dados. Não são tolerados neste blog/site comentários ofensivos. As caixas de comentários servem para abrir o debate ou entregar sugestões sobre os textos mas não são espaços para a calúnia ou comentário maldicente....

AVISO:-

O comentário será retirado do blog se:
- Não tiver relação com o assunto do post ou com o blog;
- Fizer propaganda (de qualquer espécie);
- Incluir links desnecessários( pornografia e outros sem interesse sem assunto do post).

Solicitamos que não submeta o seu comentário mais de uma vez.

FREGUESIA DE MÓS - ANTIGA VILA MEDIEVAL

Todo o conteúdo deste Blog/Site é informativo tem como principal objectivo dar a conhecer a freguesia de Mós "ANTIGA VILA MEDIEVAL" - Concelho de Torre de Moncorvo, não se pretende concorrência com outras páginas, regionais e locais, nem se pretende qualquer divisão, não são aceites artigos e assuntos relacionados com política nem publicidade comercial. Todas as fotografias são dos autores devidamente identificados agradeço que não efectuem cópias nem que sejam utilizadas sem autorização dos mesmos, informa-se que o identificador de IP e de rede local se encontra activado, podendo ser fácil de identificar o autor da cópia.
Obrigado

Benvindo ao Blog/Site da Vila Antiga Medieval de Mós -PARTICIPE - DIVULGUE - COLABORE - Aceitamos Colaboradores para editar e publicar Textos e Fotografias Próprias - Todo o conteúdo do Blog/Site é protegido pelas leis de direitos de autor e direitos conexos, proibido fazer cópias, reprodução, difusão, transmissão, utilização, modificação, venda, publicação, distribuição ou qualquer outro uso, na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, exceptuam-se a esta interdição os usos livres autorizados por lei, nomeadamente o direito de citação, desde que claramente identificada a sua origem, todas as fotos deste Blog/Site terão a partir de hoje 03/02/2009 o carimbo do Blog/Site e o nome do seu autor/fotografo,para evitar o uso abusivo das fotos aqui publicadas, caso de dúvidas CONTACTE ADMINISTRADOR OU OS COLABORADORES

OBRIGADO

Map IP Address
Powered by

eXTReMe Tracker

TOPO

-OBRIGADO VOLTE SEMPRE - GO BACK THANK YOU ALWAYS - DE RETOUR À LA LISTE TOUJOURS VOUS REMERCIER - VOLVER ATRÁS GRACIAS SIEMPRE -TORNA INDIETRO RINGRAZIO SEMPRE - GEHEN SIE ZURUCK VIELEN DANK, DASS SIE IMER-

©-Mós-Blog-Edição 2012-Administrador
Page copy protected against web site content infringement by Copyscape