FREGUESIA DE MÓS - ANTIGA VILA MEDIEVAL - [NO INTERIOR TRANSMONTANO - VISITE]

LIVRO
⇔ LIVRODEVISITAS ⇔
VISITAS

Mós -  Antiga Vila Medieval

↑ Grab this Headline Animator

Pela Razão e Pela Verdade

Comunicado

22 comentários:

Anónimo,  26/03/2010, 20:14:00  

Cada vez se torna mais dificial organizar estas festas populares nas freguesia. Com medidas destas e ainda por cima vindas da Junta de Freguesia, dá-nos que pensar, principalmente a quem ama a sua freguesia, se vale a pena lutar pelas suas tradições e pela sua história...

Parapato,  26/03/2010, 20:26:00  

Foi tempo em que todos os filhos desta terra se deslocavam para Mós nas festas de Agosto, levando consigo amigos e familias. Com isto, o movimento nesta freguesia era de cinco ou seis vezes maior. A freguesia orgulhava-se deste facto. As comissões têm resistido a todas as adversidades nomeadamente à falta de mordomos, insuficiência de receitas e exigências cada vezes maiores na organização das festividades. Ninguém contava com mais este contratempo. Mas, pelo que conheco dos actuais mordomos, eles são capazes de organizar esta festa, mesmo no meio da rua. Há que dar força a esta comissão para que, pelo menos este ano, a nossa festa não termine. Vamos lutar contra mais esta adversividade. Força mozeiros

Mozeiro,  26/03/2010, 20:36:00  

Tenho conhecimento que o Grupo Desportivo e Recreativo de Mós vai retomar a sua actividade. Pensei que, por algum tempo, esta freguesia estava a melhorar na medida em que as suas tradições e história seriam divulgadas com actividade normal desta Grupo Desportivo que foi criado, conforme os seus estatutos, para este efeito. Temos obrigação de exigir à Direcção do G.D.R.C.M. o trabalho de divulgar aquilo que é nosso porque foi para isso que foram eleitos pelos associados. Perante estas factos acho difícil qualquer Associação trabalhar para bem desta freguesia porque nem todos querem o progresso e neste caso quem manda. ...........

Marco Deus 26/03/2010, 22:45:00  

Estamos abertos a mais opiniões... Não se esqueçam que este espaço é livre, todas as opiniões contam. Seria interessante desenvolver esta matéria.

Anónimo,  27/03/2010, 20:13:00  

A gente é pouca. mais de metade estão a receber parcas reformas. quem tem entre 55 e 64 anos, residindo e trabalhando em Mós, ou arregaça as mangas ou passa mal, está bem de ver por que motivo. nete contexto, qualquer aconchego seria bom. Vem aí a Associação dos Pobres (sic). A casa, um antigo forno, depois Café (ainda antes de 25 de Abril, talvez em 1971) que passou por sucessivas gerências até fechar por vários anos, está em obras adiantadas. Está-se mesmo a ver que, com dois cafés na zona da Praça «adversários» não por causa da política mas da politiquice, o pessoal residente e passante fica mais forte. Está bem, está. A ideia de levantar o clube é boa, mas o contexto em que tal ocorre é muito fraco. É o que é. Não é por acaso que tudo foge para as cidades e que só algumas vilas e aldeias progridem deveras aponto de poderem, um dia, vi a ser cidades. Se a natureza é agreste ou pobre quanto a produtividade então as gentes deviam convergir, mas tal não sucede. Há ódios de estimação que talvez até repercutam na missa nova do padre da terra, em 30 de Maio.
de maneiras que só um terramoto ou uma bomba da Eta - por assim dizer, que hoje Castela e Leão só nos invadem com produtos - pode de novo unir aqueles a quem Mós diz alguma coisa. Isto já não vai com independentes. ou então uma força nova que lá se queira instalar, um quartel, um convento, um lar em grande escala, na Portela ou pura e simplesmente uma prisão. As ladeiras estão de momento entregues ao pessoal do javali.
Mós chegou a ter cinco fornos a funcionarem, escola com perto de quarenta alunos, sapateiros, alfaiates, albardeiros, homens dos sete ofícios com oficina quase diária, e hoje, que tem? Trabalho para ser feito por muito poucos a favor de muito poucos. ainda que haja boas casas que arredaram os cardenhos, o tecido vital está ou com seiva branda, ou com destempero sem jeito, tendo como referência o progresso conjunto conforme. ao tempo em que nos é dado viver. Só as montarias e o respectivo repasto (que devia ser aberto à população, mediante pagamento de uma quantia, por exemplo 25 Euros), ou, por outro lado, só as comemorações de reconhecimento, lá nas Centeeiras, não chegam. De ambos os lados há boa gente. há que aproveitar a missa nova para enterrar o machado de guerra. Uns ganham outros perdem eleições, mas no dia seguinte devem ser todos uns, na mesma aldeia, pois então, ainda que haja a frente e a retaguarda consentidas.
Com malquerenças podemos seguir em frente mas fazemos fraca figura no exterior e dentro morremos uns para os outros - ou não será assim?
A festa vale o que vale, nem mais nem menos que isso. Iguala-se a muitas por esse país fora.

Não exageremos.

Pimba!

---

Verinha 29/03/2010, 09:11:00  

As festas de mós que teem por habitorealizarem se todos os anos, junta as pessoas residentes de Mós, emigrantes, conhecidos e amigos! A verdade é que os mordomos da festa têm a carta de despeso ate 30 dias para tirarem de lá tudo!

Acham que isto é um acto de alguem que tem intenções de fazer algumas obras naquele espaço ou simplesmente um acto de vingança? Pois sempre se soube que o Sr presidente foi contra a festa!

Infelizmente acabou a união do povo, a entre-ajuda, a socialição, e pouco a pouco vai acabando o que resta...

Chega de guerras, a população não tem culpa!

Vera Deus

Marco Deus 29/03/2010, 23:20:00  

Concordo com o facto de ser necessário terminarem estes "conflitos". A verdade é que perde quem os alimenta, perde a freguesia, perdemos todos nós. Desconheço o motivo que levou a esta situação, mas a verdade é que tudo isto prejudica toda a aldeia e os que a envolvem. Tal como este Blogue que tem como objectivo a união dos Moseiros, é imperativo que se resolvam todas as divergências e se trabalhe com um objectivo comum... Mós.

Verinha 30/03/2010, 09:20:00  

Queria só deixar aqui uma chamada de atenção que a ASSOIAÇÃO QUE VAI ABRIR, NAO TEM COMO NOME "ASSOCIAÇÃO DOS POBRES", como várias pessoas rivais batizaram, mas sim "ASSOCIAÇÃO RECRIATIVA DE MÓS", se falam pela tabela que se encontra foi uma ironia aos boatos!!!!!!!!!

Junta de freguesia,  17/04/2010, 15:12:00  

A junta de freguesia de Mós, orgulha se de sempre ter colaborado com a Festa ...e nao é preciso de ser muito inteligente para saber que quem cedeu o espaço foi esta junta em 1998 ... mas nao confundimos festas com politicas e por isso orgulhamo-nos de ser MOZEIROS e de trabalhar para bem da freguesia e nao a reboque de quem quer que seja...

Belarmino,  17/04/2010, 21:23:00  

Não posso deixar de responder à comunicação da Junta de Freguesia de Mós acerca deste assunto. Finalmente vêem esclarecer que estão a favor da festa e cederam este espaco em 1998. Não esclareceram porém, os motivos que levaram à acção de despejo que moveram à Comissão. Pois bem, eu fiz parte da Junta desde 1997 e já anteriormente este espaço estava cedido à Comissão de Festas. Achar-se que estão a favor quando comparticipavam com cerca de 50 € anuais em taças desportivas, quando a maioria das Juntas participam com centenos de euros em subsídios: O Sr. Presidente da Junta sempre disse que a Comissão de Festas teria que trabalhar para justificar as despesas com a organização das festas porque a Junta tinha muito onde gastar as suas verbas (até parece que as Festas de Santa Bárbara pertencem a outra freguesia).
Se, o facto de ordenar o encerramento da Comissão de Festas passa a ser um acto de colaboração com estes eventos então vamos fechar as portas a todos e quaisquer eventos porque assim, vamos colaborar com eles!!!!!!!!
Agora respondam-me: onde está a política no meio disto. Será que foi a política ou terá sido interesses particulares que ordenaram o fecho da Comissão de Festas? A quem interessa esta situação?
Os mordomos da Comissão de 2010 que certamente vão assegurar por mais um ano esta, não têm interreses comerciais nem monetários porque aqui não se ganha nada, apenas trabalho, amizade, camaradagem junto dos mozeiros.
Por Mós, sempre. ...........

Belarmino,  17/04/2010, 21:52:00  

Para esclarecer a situação do GRUPO DESPORTIVO CULTURAL E RECREATIVO DE MÓS, informo o seguinte:
O nome de baptismo de Associação dos Pobres não foi designado pelos próprios mentores porque estes têm uma só finalidade: reactivar uma Associação que estava esquecida há cerca de 25 anos e muita gente até hoje perguntou: Porque é que não se activa o GDCRM, à semelhança de qualquer freguesia que dispoêm de um clube ou associação. Lembram-se certamente das discussões entre o Presidente da Direcção da GDCRM e a Srª Presidente de Junta por esta ter exigido uma renda ao GDCRM por ocupar o espaço pertencente à Junta. Apesar desta exigência nunca houve qualquer acção de despejo. Mas, o actual executivo da Junta não estará a fazer pior? No meu entender, uma acção de despejo só poder ser ordenada por uma acção jurídica, bem fundamentada.À cerca do GDCRM esta Direcção e restantes órgãos vai levar a bom termo este projecto, por duas razões: 1ª Os actuais sócios (e os que ainda não tiveram oportunidade de o ser mas que demonstram vontade para tal) pretendem um lugar para reviver tradições e consultar a história e cultura de Mós.
2ª Esta nova Direcção vai trabalhar, sem compensações e sem ordenados de forma a que os sonhos destes sócios sejam realizados e estejamos sempre juntos para o bem-estar e desenvolvimento desta terra.
Por Mós sempre. ......

Verinha 19/04/2010, 09:04:00  

Em resposta á Junta de Freguesia, não posso deixar de comentar.

Não será um pouco irónico quando dizem que estão orgulhosos de colaborar com a festa?

Com a atitude que tiveram este ano em retirar o espaço que os mordomos da festa da nossa aldeia tinha para poderem trabalhar, deixa muito a desejar...

E eu, e penso que muita mais gente espera por uma explicação para esse tal acto, que até hoje o sr presidente se recusou a dar!

Anónimo,  19/04/2010, 21:32:00  
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Verinha 20/04/2010, 11:24:00  

Meu amigo ANONIMO ( que pelo menos deveria ter a coragem de se identificar), não sei o quanto está a par das situações que têm acontecido em Mós. Se for preciso os mordomos da festa anexam aqui a carta de despejo que receberam da Junta de freguesia, e acha que iriam agora ceder novamente o espaço? pelo menos esta junta ja não.
E quanto ás acusas que faz a alguns "pseudo-festivos", continua mais uma vez enganado, porque todos os eventos que a comisão fez e irá fazer nem que seja na rua, é para angariar dinheiro para a festa de verão! è importante saber as verdadeiras razões e nao julgar ninguem.

Quanto ao que fala do Sr. Belarmino, (meu pai), não compete a ele acalmar os animos, ele apenas acolhe e faz com que as pessoas que estao e estarao sempre do lado dele bem, ou ja nao se podem juntar um grupo de amigos???????
E como pode ver o Sr. Belarmino não se interessa pelas pessoas do povo na altura das eleições, mas sim durante todos os dias, e anos... penso que isto dirá tudo!

E quem deve acalmar os animos, porque nota-se que existe muitas duvidas quanto ao fecho do espaço da comissao de festas que tinha, nunca foi esclarecido, apenas o sr presidente disse: ESTE ESPAÇO É DA JUNTA E MAIS NADA!

Meus amigos abram os olhos, isto nao é politica, é apenas vingança principalmente contra o Sr. belarmino e para todos os do lado dele. por isso é sim o sr presidente a tomar alguma atitude digna e esclarecer todas as atitudes infantis nao??????????????????????????????

Belarmino,  20/04/2010, 16:29:00  

Pelos vistos existem pessoas que ainda não estão por dentro dos hábitos que se têm verificado na minha aldeia. Para o último comentador anónimo, aconselho a organizar a próxima Festa e só assim saberá as dificuldades que terá para tal.
Todas as pessoas que me rodeiam são da minha inteira confiança, tenho imenso respeito por eles e não vou educá-los porque já deram provas suficientes que gostam desta aldeia, mesmo aqueles que, não sendo naturais da mesma, adoram-na mais que outros ditios moseiros. Actualmente estão a colaborar para um projecto que é de todos, mas poucos tiveram a corajem do o iniciar porque aí não existe dinheiro nem meios suficientes para o poder concluir. Hà quem diga que enquanto estiver na Junta não se integra em qualquer outra Associação. Porque será? Mós tem outras Associações como a Comissão de festas, O Lar e a Associação de Caçadores mas nestas não existe compensação para encargos que é o mesmo que dizer "não se ganha dinheiro". Os tais "pseudo-festeiros" são aqueles que mais lucro dão à Comissão porque deixam o seu dinheiro á 1, 2, 3 ou 4 da manhã. O investimento efectuado (água e luz) é uma ninharia comparando com os resultados obtidos, estes a favor de Santa Bárbara. As promessas da abertura futura da ex-sede da Comissão que funcionou mais de 20 anos nestas condições deve ser para brincar com o povo porque não conheço ninguém que mande efectuar ilegalmente uma acção de despejo e venha imediatamente autorizar o realojamento. Quem foi despejada foi a nossa padroeira porque os mordomos desta Comissão continuam a trabalhar para o bem comum. Dispenso, portanto, os seus conselhos, guarde-os para quem de direito porque tenho a consciência tranquila de ter contribuído e continuar a contribuir para o desenvolvimento desta terra. Gostava que outros seguissem o meu exemplo mas pelos vistos a maioria das pessoas dedicam-se a lançar palpites e para trabalhar, resume-se a meia dúzia de amantes de Mós. Quanto a ser ex ou futuro presidente da Junta só sei que me sinto bem na oposição, vou continuar a defender os interesses de toda a população, mesmo ouvindo palavras injuriosas e respostas sem educação. O poder muitas vezes não se conquista, às vezes "oferece-se". Não existem casos em Mós, apenas tomadas de atitude por quem de direito que, democraticamente, são contestadas pela maioria dos residentes, ou não estejamos nós numa democracia. Quem não quer ser lobo, não lhe veste a pele e deverá estar suficientemente preparado para ouvir críticas e ter formação suficiente para responder com educação e respeito pelo próximo, simplesmente porque isto não é ditadura.
Por Mós sempre. .............

Parapato,  20/04/2010, 17:03:00  

O TEMPO, a HISTÓRIA nos julgará a todos. Nâo vamos esperar pelo tempo e pela história, vamos fazer já um julgamento. Gosto da sua Filisofia (anónimo); tomar conta do poder, casos....Quanto a tomar conta do poder, você já o fez, ao estar sempre do lado de quem tem o poder, é mais cómodo! Quanto a CASOS, se os há é porque nem tudo está correcto, mas também não interessa que eles aconteçam, para quem tem o poder; posso fazer o que eu quizer, o que bem lhe apetecer para o seu bem e para os que lhe prestam vassalagem. Quanto ao Sr. Belarmino, será o próximo Presidente de Junta, para quê? A maioria da população não o quiz, mas infelizmente ele ainda continua a pensar nesse povo, nessa terra... um IDEALISTA. Desde que não está na política ... além de tudo em Mós ser política, nem que não o seja, penso que ele encontrou os VERDADEIROS AMIGOS, porque PERDEU. Ao perder os apoiante afastam-se, o que não aconteceu, continuam ao lado dele, provavelmente porque a causa dele foi Mós..........Quanto aos Pseudo-Festeiros para si será igual a Pseudo-Copos. Será que tem razã? Não me parece, querem continuar com a Festa. Mais IDEALISTAS, será? mas MOSEIROS, querem alguma coisa para Mós???, não poder, não valores monetários para si....sinceramente, gosto do PSEUDO-FESTEIROS=PSEUDO-COPOS (a sua ideia), para si com significado depreciativo. Penso que a si o que o incomoda não é o nome, mas o lugar aonde esses... vão tomar os respectivos copos. Se é MOSEIRO tente querer mais para sua terra e não para alguém. Não seja mais um daqueles que estão lá na festa para usufruir dos que a fazem, mas não se propõe para a continuar? Falar não custa, aja, não pense na água, na luz, no vinho.... É engraçado, mas Mós SÓ AGORA COMEÇOU A EXISTIR!!! para alguns, que se tinham esquecido dela, pois nunca fizeram nada por ela, mas lá anda sempre o Sr.IDEALISTA, o tal Sr. que você fala que terá que dar educação... mas quem será que precisa dessa educação? Fica ao seu critério..

C. do Mundo 20/04/2010, 17:11:00  

Todos tem o direito de opinião e de respeito e para ser respeitado é preciso também respeitar a opinião dos outros. Respeitar não significa concordar, mas permitir.

A grande maioria, arrepende-se, desculpa-se e ainda quer um abraço! Tem de dar oportunidade a quem se quer exprimir sem nada sabe dizer, ser exatamente como eu escrever respeitar e saber concordar, sem dar troco, sem ignorar, sem revidar, mas ouvir tudo o que a pessoa tem a dizer, seja quem for!

Se for uma pessoa for muito, mal educada, é possível que ao invés de se desculpar, fique com medo do que disse, teme por um revide e deve ausentar-se...
Se for uma pessoa boa, fará de tudo para se desculpar e mostrar onde e por que aconteceu o erro, a agressão verbal, sempre terá sido por um mal entendidos.

Funciona que nem uma maravilha, quando a comunicação é feita por gente de bem e sem interesse.

"Se alguém neste momento não está contente com algumas coisas,
pense no modo como elas deveriam ser, estar contente.
Então, apoiar sempre os que fazem certas coisas que todos
concordam e gostam."

E TODOS devem ser ajudados todos sem excepção – MÓS PRECISA DE TODOS E NÃO SÓ DE ALGUNS.

Cumprimentos Lopes esperamos que regresses brevemente!

Anónimo,  24/04/2010, 05:08:00  

entao e porque e que as contas da comissão de festas de 2009\2010 ainda nao foram apresentadas ao povo? todos os anos na altura do natal sao apresentado as contas da comissao de festas e as deste anos ainda nao se viram.

MÓS no coração

Belarmino,  24/04/2010, 21:13:00  

Perante uma pergunta destas, eu, na qualidade de responsável pela Comissão de Festas de 2009, tenho a informar o seguinte:
Este Sr., mais uma vez não se identifica, talvez por vergonha, cobardia ou vassalagem a alguém, está muito preocupado em ver as contas da Festa, talvez, porque não tenha comparticipado e está muito curioso para ver os números. Pois bem, eu tenho o relatório e contas pronto, sei expressamente divulgá-lo e esclarecê-lo, ao contrário de alguns, mas não tenho espaço para o fazer. Nesta altura contava com o espaço habitual, ou seja, a sede da Comissão de Festas para o fazer, uma vez que tem sido neste local que as conta têm sido apresentadas, não em Dezembro, mas na Carnaval, Páscoa ou até mais tarde. Aconselho-o a perguntar ao Sr. Presidente da Junta, qual a razão de nos despejar da sede. Se o não tivesse feito, as contas certamente estariam afixadas. Assim, teremos que pedir autorização a qualquer Entidade, talvez o GDCRM se nos autorizam a afixar as contas. Mas, este Sr. anónino descanse que não houve prejuízo no exercício de 2009. Se estiver curioso, pode deslocar-se à nova sede do GDCRM, espaço público onde poderá conferir as contas. Mas aconselho-o a organizar a próxima festa onde terá o largo da Praça e debaixo das árvores o espaço para a organizar porque é neste espaço que o executivo da Junta acha que dever ser feito.

Verinha 26/04/2010, 09:35:00  

O nosso querido anonimo nao se quer mesmo identificar mas tambem nao sera dificil de imaginar quem seja...
Eu darei sempre a cara pela a aldeia que me viu nascer e assumirei sempre as minhas atitudes.

Nunca houve tantas duvidas em relação ás contas da comissão de festas, e porque sera que agora essas duvidas veem todas ao de cima??? nao estao contentes com a vitoria das eleiçoes??? nao eram isso que queriam? ou algo mais??? nos perdemos mas como voces bem veem estamos bem animados e cada vez mais unidos! Porque temos grandes amigos no nosso lado que me orgulho muito e sem interesses nenhuns! iremos sempre divertimo nos cada vez mais :D Porque ha coisas muito mais importantes que o dinheiro, é a AMIZADE!

o resto o sr belarmino (o meu pai e meu ídolo) ja disse tudo!

E viva a Mós e a a todos nós :D

Mós - Blog 26/04/2010, 21:37:00  

Administrador do Blog

Cumpre-me informar a todos os leitores desta página que o anónimo senhor anónimo, está devidamente já identificado, sabemos o seu IP, rede e localização (morada) em breve caso se justifique e mantenha divulgaremos o seu nome.
Obrigado

Verinha 27/04/2010, 09:10:00  

como se costuma dizer: "A MENTIRA TEM PERNA CURTA", neste caso podemos aplicar:" o anonimato tem perna bem curta"

não ha nada melhor do que as pessoas se encararem e dizer o que sem dando a cara sem medos.

Enviar um comentário

Antes de Comentar identifique-se saiba que este espaço tem localização de IP e rede, e através destes meios sabemos de onde vêm, os comentários anónimos serão sempre analisados, antes de serem publicados.
Os Comentários deste Blog/Site são publicados sem edição prévia, pelo que pedimos que respeite os nossos Critérios de Publicação. O seu endereço de IP e Rede não serão divulgados, mas ficarão na nossa base de dados. Não são tolerados neste blog/site comentários ofensivos. As caixas de comentários servem para abrir o debate ou entregar sugestões sobre os textos mas não são espaços para a calúnia ou comentário maldicente....

AVISO:-

O comentário será retirado do blog se:
- Não tiver relação com o assunto do post ou com o blog;
- Fizer propaganda (de qualquer espécie);
- Incluir links desnecessários( pornografia e outros sem interesse sem assunto do post).

Solicitamos que não submeta o seu comentário mais de uma vez.

FREGUESIA DE MÓS - ANTIGA VILA MEDIEVAL

Todo o conteúdo deste Blog/Site é informativo tem como principal objectivo dar a conhecer a freguesia de Mós "ANTIGA VILA MEDIEVAL" - Concelho de Torre de Moncorvo, não se pretende concorrência com outras páginas, regionais e locais, nem se pretende qualquer divisão, não são aceites artigos e assuntos relacionados com política nem publicidade comercial. Todas as fotografias são dos autores devidamente identificados agradeço que não efectuem cópias nem que sejam utilizadas sem autorização dos mesmos, informa-se que o identificador de IP e de rede local se encontra activado, podendo ser fácil de identificar o autor da cópia.
Obrigado

Benvindo ao Blog/Site da Vila Antiga Medieval de Mós -PARTICIPE - DIVULGUE - COLABORE - Aceitamos Colaboradores para editar e publicar Textos e Fotografias Próprias - Todo o conteúdo do Blog/Site é protegido pelas leis de direitos de autor e direitos conexos, proibido fazer cópias, reprodução, difusão, transmissão, utilização, modificação, venda, publicação, distribuição ou qualquer outro uso, na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, exceptuam-se a esta interdição os usos livres autorizados por lei, nomeadamente o direito de citação, desde que claramente identificada a sua origem, todas as fotos deste Blog/Site terão a partir de hoje 03/02/2009 o carimbo do Blog/Site e o nome do seu autor/fotografo,para evitar o uso abusivo das fotos aqui publicadas, caso de dúvidas CONTACTE ADMINISTRADOR OU OS COLABORADORES

OBRIGADO

Map IP Address
Powered by

eXTReMe Tracker

TOPO

-OBRIGADO VOLTE SEMPRE - GO BACK THANK YOU ALWAYS - DE RETOUR À LA LISTE TOUJOURS VOUS REMERCIER - VOLVER ATRÁS GRACIAS SIEMPRE -TORNA INDIETRO RINGRAZIO SEMPRE - GEHEN SIE ZURUCK VIELEN DANK, DASS SIE IMER-

©-Mós-Blog-Edição 2012-Administrador
Page copy protected against web site content infringement by Copyscape