FREGUESIA DE MÓS - ANTIGA VILA MEDIEVAL - [NO INTERIOR TRANSMONTANO - VISITE]

LIVRO
⇔ LIVRODEVISITAS ⇔
VISITAS

Mós -  Antiga Vila Medieval

↑ Grab this Headline Animator

Memória do Passado

Presentemente, tal como no passado, todos os Moseiros confrontam-se com o conceito de memória numa perspectiva de definição entre aspectos distintos e que à partida parecem simples de ajuizar mas que realmente, continuam a confundir, cada vez mais é difícil recordar o passado, continuando a pensar apenas no futuro.

A memória, é a sustentação da nossa sanidade mental, quando o exercício da nossa memória começa a falhar, deixando-nos incapazes quer no raciocínio pontual, quer na recordação de factos ou acontecimentos que nos marcaram.

A memória é um bem pessoal bem como colectivo, consoante a vertente de análise (somos humanos e cada um de nós é parte e património da humanidade) e, por isso, ao ser assumida como tal, serve para suportar a tese de que cada um deve pensar pela sua própria cabeça, sendo ela (memória), a memória ressalva, as disfunções causadas pelos abusos característicos da maldade humana.

A abordagem que faço tem a ver com os jogos de influências, a preservação das memórias colectivas tendem, nos dias que correm, a ser alvos da ira dos déspotas, ditadores e malfeitores, criminosos, a valorização e salvaguarda das memórias , são sempre de grande utilidade para a elaboração de registos históricos de interesse geral (local/nacional).

A maioria das vezes e, por desconhecimento também, interligam-se os conceitos do acto de esquecer o passado, políticos demagogos, cidadãos manipulados e comprometidos com os regimes e governos, num oportunismo já de si característico, ao esquecimento do passado, deveremos alertar a Justiça para casos de crimes identificados como tal, mutilar ou transformar a maior riqueza de uma memória patrimonial é crime.

Aqueles que pedem para que se esqueça o passado, são favoráveis à maioria dos políticos e governantes, apela-se ao esquecimento do passado e os criminosos continuem impunes e, consequentemente, cada vez mais repetitivos nas suas acções criminosas.

Apela-se ao esquecimento do passado, mas só do passado que convém e quando convém.

Conseguirão apagar toda a memória, não o permitiremos e é por isso que continuamos e continuaremos a trabalhar, deixando registos desses actos criminosos ao mundo cibernauta.



Autor:-C.do Mundo-Jornalista

2 comentários:

Augusto 04/02/2010, 22:56:00  

Plenamente de acordo com o Texto.Jamais nenhum passado poderá ser esquecido!
Ensinei sempre ao meu único filho,já adulto,que devemos respeitar o passado,as nossas raízes,as nossas origens,as lutas constantes e sofridas dos nossos pais para nos criar,educar,fazer de nós uns homens.Quanto sofreram meus pais no pós 2ªGuerra Mundial.Quantos milhões sofreram.
Será que o respeito pelo passado não fará de nós melhores homens e mulheres?
Respeito pelo Património,passado inapagável,pelas nossas Aldeias,pelas nossas origens como Nação.
O HOMEM DEVE TER MEMÓRIA!

Anónimo,  05/02/2010, 22:57:00  

Parabéns!Também concordo consigo. Mós,e outras Freguesias do Concelho de Moncorvo,deviam ser consideradas património sob protecção.Os atentados contra memórias do passado continuam!É urgente vigiar e proteger estes tesouros da humanidade.Há casas em XISTO nesta Aldeia,que é urgente a sua restauração.Salvem esta Aldeia e o seu Património!

Enviar um comentário

Antes de Comentar identifique-se saiba que este espaço tem localização de IP e rede, e através destes meios sabemos de onde vêm, os comentários anónimos serão sempre analisados, antes de serem publicados.
Os Comentários deste Blog/Site são publicados sem edição prévia, pelo que pedimos que respeite os nossos Critérios de Publicação. O seu endereço de IP e Rede não serão divulgados, mas ficarão na nossa base de dados. Não são tolerados neste blog/site comentários ofensivos. As caixas de comentários servem para abrir o debate ou entregar sugestões sobre os textos mas não são espaços para a calúnia ou comentário maldicente....

AVISO:-

O comentário será retirado do blog se:
- Não tiver relação com o assunto do post ou com o blog;
- Fizer propaganda (de qualquer espécie);
- Incluir links desnecessários( pornografia e outros sem interesse sem assunto do post).

Solicitamos que não submeta o seu comentário mais de uma vez.

FREGUESIA DE MÓS - ANTIGA VILA MEDIEVAL

Todo o conteúdo deste Blog/Site é informativo tem como principal objectivo dar a conhecer a freguesia de Mós "ANTIGA VILA MEDIEVAL" - Concelho de Torre de Moncorvo, não se pretende concorrência com outras páginas, regionais e locais, nem se pretende qualquer divisão, não são aceites artigos e assuntos relacionados com política nem publicidade comercial. Todas as fotografias são dos autores devidamente identificados agradeço que não efectuem cópias nem que sejam utilizadas sem autorização dos mesmos, informa-se que o identificador de IP e de rede local se encontra activado, podendo ser fácil de identificar o autor da cópia.
Obrigado

Benvindo ao Blog/Site da Vila Antiga Medieval de Mós -PARTICIPE - DIVULGUE - COLABORE - Aceitamos Colaboradores para editar e publicar Textos e Fotografias Próprias - Todo o conteúdo do Blog/Site é protegido pelas leis de direitos de autor e direitos conexos, proibido fazer cópias, reprodução, difusão, transmissão, utilização, modificação, venda, publicação, distribuição ou qualquer outro uso, na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, exceptuam-se a esta interdição os usos livres autorizados por lei, nomeadamente o direito de citação, desde que claramente identificada a sua origem, todas as fotos deste Blog/Site terão a partir de hoje 03/02/2009 o carimbo do Blog/Site e o nome do seu autor/fotografo,para evitar o uso abusivo das fotos aqui publicadas, caso de dúvidas CONTACTE ADMINISTRADOR OU OS COLABORADORES

OBRIGADO

Map IP Address
Powered by

eXTReMe Tracker

TOPO

-OBRIGADO VOLTE SEMPRE - GO BACK THANK YOU ALWAYS - DE RETOUR À LA LISTE TOUJOURS VOUS REMERCIER - VOLVER ATRÁS GRACIAS SIEMPRE -TORNA INDIETRO RINGRAZIO SEMPRE - GEHEN SIE ZURUCK VIELEN DANK, DASS SIE IMER-

©-Mós-Blog-Edição 2012-Administrador
Page copy protected against web site content infringement by Copyscape