FREGUESIA DE MÓS - ANTIGA VILA MEDIEVAL - [NO INTERIOR TRANSMONTANO - VISITE]

LIVRO
⇔ LIVRODEVISITAS ⇔
VISITAS

Mós -  Antiga Vila Medieval

↑ Grab this Headline Animator

Penedo Durão - Freixo de Espada à Cinta - A Vista do Douro



Espanha quer teleférico no Penedo Durão


Construir um teleférico entre as margens durienses de Penedo Durão, no concelho de Freixo de Espada à Cinta, e Peña la Vela, em Hinojosa de Duero (Espanha) é um dos projectos previstos no «Cúpulas del Duero».

Este programa castelhano propõe, ainda, a criação de uma nova ligação entre Espanha e Portugal, através da construção de uma ponte em Mazouco, no concelho de Freixo de Espada à Cinta, bem como a recuperação do troço ferroviário entre La Fuente de San Esteban e Barca d Alva, para fins turísticos.

Estas são, apenas, algumas das propostas integradas no projecto «Cúpulas del Duero» que defende, ainda, a aquisição de um barco, que ficaria sedeado em Vega Terrón, para a realização de cruzeiros ao longo do rio Douro e a dinamização dos que já existem. A partir desta proposta, os turistas poderão, também, visitar as barragens e respectivas centrais eléctricas de Saucelle, Aldadávila e Almendra: esta última é a maior bacia do Douro e faz o aproveitamento do rio Tormes (Espanha), tendo criado um imenso espelho de água.

Com a implementação das várias medidas do programa «Cúpulas del Duero» pretende-se fomentar a criação de diversos postos de trabalho e combater a desertificação das regiões durienses, bem como impulsionar a recuperação do centro histórico de algumas localidades.

A valorização de recursos únicos da raia, como a linha ferroviária Fuente de S. Esteban – Barca d Alva, o rio Douro, monumentos históricos e o Parque Natural das Arribas são outras medidas integradas no projecto espanhol.

Em Portugal já foi assinado um protocolo de intenções para reabilitar a linha do Douro, entre Pocinho e Barca dAlva

Integrado por Toro, Valbuena e as arribas durienses (Espanha), o projecto «Cúpulas del Duero», com abrangência transnacional, mas de cariz regional, visa promover actividades de desenvolvimento e promoção associadas ao rio Douro em diversas localidades.

O «Cúpulas del Duero» baseia-se, assim, na análise das potencialidades durienses, como recursos hídricos e ambiental, potencial energético, riqueza patrimonial e cultural, bem como a qualidade de determinados produtos.

Este é, por isso, o primeiro passo para a posterior elaboração de um programa transfronteiriço implementado em parceria com o Norte de Portugal, com vista à angariação de fundos comunitários.

O conjunto de projectos em que se inclui o teleférico entre Hinojosa de Duero e o Penedo Durão foram apresentados à Junta de Castilla y León pelas seguintes entidades: Associación de Empresarios de El Abadengo, Associación de Empresarios de Ciudad Rodrigo, Associación de Empresarios de Vitigudino e Cámara de Comercio de Salamanca.
Recorde-se que do lado português também está a ser estudada a reabertura da linha do Douro entre o Pocinho e a fronteira.

25 milhões de euros é o investimento prometido pelo Governo, caso o acordo celebrado a REFER, CP, CCDRN, Estrutura de Missão do Douro e Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos passe à prática.
A Câmara Municipal de Vila Nova de Foz Côa é uma das entidades que acredita no protocolo de intenções, mas lembra que é necessário dar continuidade à linha até Salamanca, tal como defende, há vários anos, o alcalde de Hinojosa de Duero.

A par do investimento público, o futuro da ferrovia pode passar por parcerias com as autarquias locais e com investidores privados, para rentabilizar a linha em pleno.
A revitalização do troço ferroviário até Barca dAlva está associada ao projecto Douro Navegável. Nesta fase Vão ser investidos 2,5 milhões de euros na requalificação do cais do Pocinho para melhorar as acessibilidades e facilitar a venda da marca “Douro”, cativando os turistas a visitar esta zona, que é Património da Humanidade.

1 comentários:

lukas,  13/05/2010, 15:21:00  

sou filha de joao manoel monteiro nascido em freixo em 240309 veio para o Brasil com 9 anos sem os pais com uma familia amiga,era irmao de olimpia,manoel,jose lembro me de escutar qdo era vivo,morreu em 250278.Moravamos em Sao Paulo no bairro do Paraiso.meu nome e Neide Regina Monteiro,qro conhecer a terra de onde veio o melhor homem que conheci ate hoje.Tenho 49 anos

Enviar um comentário

Antes de Comentar identifique-se saiba que este espaço tem localização de IP e rede, e através destes meios sabemos de onde vêm, os comentários anónimos serão sempre analisados, antes de serem publicados.
Os Comentários deste Blog/Site são publicados sem edição prévia, pelo que pedimos que respeite os nossos Critérios de Publicação. O seu endereço de IP e Rede não serão divulgados, mas ficarão na nossa base de dados. Não são tolerados neste blog/site comentários ofensivos. As caixas de comentários servem para abrir o debate ou entregar sugestões sobre os textos mas não são espaços para a calúnia ou comentário maldicente....

AVISO:-

O comentário será retirado do blog se:
- Não tiver relação com o assunto do post ou com o blog;
- Fizer propaganda (de qualquer espécie);
- Incluir links desnecessários( pornografia e outros sem interesse sem assunto do post).

Solicitamos que não submeta o seu comentário mais de uma vez.

FREGUESIA DE MÓS - ANTIGA VILA MEDIEVAL

Todo o conteúdo deste Blog/Site é informativo tem como principal objectivo dar a conhecer a freguesia de Mós "ANTIGA VILA MEDIEVAL" - Concelho de Torre de Moncorvo, não se pretende concorrência com outras páginas, regionais e locais, nem se pretende qualquer divisão, não são aceites artigos e assuntos relacionados com política nem publicidade comercial. Todas as fotografias são dos autores devidamente identificados agradeço que não efectuem cópias nem que sejam utilizadas sem autorização dos mesmos, informa-se que o identificador de IP e de rede local se encontra activado, podendo ser fácil de identificar o autor da cópia.
Obrigado

Benvindo ao Blog/Site da Vila Antiga Medieval de Mós -PARTICIPE - DIVULGUE - COLABORE - Aceitamos Colaboradores para editar e publicar Textos e Fotografias Próprias - Todo o conteúdo do Blog/Site é protegido pelas leis de direitos de autor e direitos conexos, proibido fazer cópias, reprodução, difusão, transmissão, utilização, modificação, venda, publicação, distribuição ou qualquer outro uso, na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, exceptuam-se a esta interdição os usos livres autorizados por lei, nomeadamente o direito de citação, desde que claramente identificada a sua origem, todas as fotos deste Blog/Site terão a partir de hoje 03/02/2009 o carimbo do Blog/Site e o nome do seu autor/fotografo,para evitar o uso abusivo das fotos aqui publicadas, caso de dúvidas CONTACTE ADMINISTRADOR OU OS COLABORADORES

OBRIGADO

Map IP Address
Powered by

eXTReMe Tracker

TOPO

-OBRIGADO VOLTE SEMPRE - GO BACK THANK YOU ALWAYS - DE RETOUR À LA LISTE TOUJOURS VOUS REMERCIER - VOLVER ATRÁS GRACIAS SIEMPRE -TORNA INDIETRO RINGRAZIO SEMPRE - GEHEN SIE ZURUCK VIELEN DANK, DASS SIE IMER-

©-Mós-Blog-Edição 2012-Administrador
Page copy protected against web site content infringement by Copyscape