FREGUESIA DE MÓS - ANTIGA VILA MEDIEVAL - [NO INTERIOR TRANSMONTANO - VISITE]

LIVRO
⇔ LIVRODEVISITAS ⇔
VISITAS

Mós -  Antiga Vila Medieval

↑ Grab this Headline Animator

O Forno da Polémica




Torre de Moncorvo: Forno fechado à chave causa polémica



A coligação autárquica PSD-CDS/PP está contra uma decisão da junta de freguesia de Mós, no concelho de Torre de Moncorvo, relacionada com o fecho à chave do forno comunitário da aldeia.
Segundo um comunicado daquela coligação a junta de freguesia ordenou que o forno público, em funcionamento há cerca de 18 anos, fosse fechado à chave, “pela primeira vez”, frisam os elementos da coligação PSD-CDS/PP.O forno estava disponível para toda a população utilizar, mediante o regime de “self service”, em que cada utente depois de utilizar, limpava e trancava a porta, “nunca existindo qualquer chave da porta, uma vez que no interior do forno não existe qualquer equipamento, apenas o forno a lenha construído em barro que para o demover torna-se necessário uma retroescavadora”, explicou a coligação.
Os responsáveis do PSD-CDS/PP adiantaram a O INFORMATIVO que actualmente, quem mais utiliza este forno é uma residente naquela freguesia que por coincidência tem um filho que foi candidato ao executivo da Junta, na lista da oposição, isto pelo PSD-CDS/PP. “A maior questão não é fechar a porta de entrada do forno público. Pensamos tratar-se de uma vingança eleitoral porque, segundo se consta, o Sr. Presidente de Junta ameaçou tomar esta atitude. Até achámos tolerável este acto, desde que a chave estivesse à disposição de toda a população na sede da Junta de Freguesia”, prosseguem. A coligação acusa ainda a autarquia de ter depositado a chave numa casa comercial que é concorrente da citada utente do forno. “Resumindo, quem quiser utilizar o forno público de Mós, terá que dirigir-se à citada casa comercial, eventualmente sujeitar-se aos horários desta casa (não se pode fabricar pão nem fazer assados a qualquer hora) e mentalizar-se que “se queres cozer ou fazer assados” tens que, obrigatoriamente bater àquela porta”.





O INFORMATIVO contactou o presidente da junta de Mós, Paulo Bento, que remeteu um comunicado à redacção, o mesmo que foi afixado na freguesia, onde refere que por motivos de segurança mandou colocar um fecho novo na porta do forno público e que as chaves se encontram em casa do tesoureiro da junta, Belmiro Augusto Gouveia.




[Fonte:-O INFORMATIVO]Escrito por Glória Lopes
Segunda, 21 Dezembro 2009

4 comentários:

Marco Deus 18/01/2010, 16:57:00  

Polémica à parte, politiquices de lado, e sem qualquer partidarismo, a verdade é que este equipamento, de cariz público, já merecia umas obras e ser equipado com condições mais adequadas, tanto a nível de higiene, como de segurança. É sempre uma matéria sensível, que carece de melhor planeamento. Como é obvio, tratando-se de uma estrutura pública, é natural que a mesma seja gerida pela Junta de Freguesia. O que resta esclarecer, conforme cita "O Informativo", é o local onde depositar a chave, de forma a que a mesma esteja à disposição de todos. Sublinho no entanto, que não julgo que o mesmo disponha do momento das condições minimamente exigidas, para funcionar como espaço aberto ao público. Resta a "vontade" do Povo, para que a situação seja resolvida.

Pekenina 19/01/2010, 14:59:00  
Este comentário foi removido pelo autor.
Verinha 19/01/2010, 15:28:00  

Ola
Concordo com o Marco quando diz que o forno precisa de umas pequenas obras para melhorar as condição para a utilização desse!
Quanto á solução para esta polémica, acho que bastava continuar como sempre foi até á data, pois nunca causou problemas, FORNO ABERTO!

Marco Deus 19/01/2010, 19:05:00  

Voltando à minha exposição anterior, mais uma vez quero referir e salientar a minha imparcialidade nesta matéria. Não condeno, nem apoio a decisão tomada, estas matérias pertencem ao foro de decisão dos orgãos constituintes da Junta de Freguesia, cabendo apenas a estes a tomada de decisões e correspondentes justificações das mesmas. A minha participação neste blogue visa única e exclusivamente a divulgação da freguesia de Mós, as minhas convicções políticas nunca irão entrar nesta esfera, nem mesmo no Corvo Intruso. O direito do Estado Democrático que defendo assim o exige, cada um tem o direito de apoiar ou discordar com aquilo que julgar estar certo ou errado. Nesse sentido, também considero pertinente que os participantes sigam este mesmo pensamento, pois acima de tudo, está o primeiro objectivo do Blogue, a divulgação.
Para finalizar, tendo em conta que as minimas condições para que a dita estrutura funcione correctamente não estão reunidas, é do meu parecer que o mesmo apenas deveria funcionar quando a situação se encontre resolvida.
Até lá, nada melhor que o bom senso impere e que o diálogo entre as diferentes partes se imponha

Um abraço da Invicta,
Marco Deus

Enviar um comentário

Antes de Comentar identifique-se saiba que este espaço tem localização de IP e rede, e através destes meios sabemos de onde vêm, os comentários anónimos serão sempre analisados, antes de serem publicados.
Os Comentários deste Blog/Site são publicados sem edição prévia, pelo que pedimos que respeite os nossos Critérios de Publicação. O seu endereço de IP e Rede não serão divulgados, mas ficarão na nossa base de dados. Não são tolerados neste blog/site comentários ofensivos. As caixas de comentários servem para abrir o debate ou entregar sugestões sobre os textos mas não são espaços para a calúnia ou comentário maldicente....

AVISO:-

O comentário será retirado do blog se:
- Não tiver relação com o assunto do post ou com o blog;
- Fizer propaganda (de qualquer espécie);
- Incluir links desnecessários( pornografia e outros sem interesse sem assunto do post).

Solicitamos que não submeta o seu comentário mais de uma vez.

FREGUESIA DE MÓS - ANTIGA VILA MEDIEVAL

Todo o conteúdo deste Blog/Site é informativo tem como principal objectivo dar a conhecer a freguesia de Mós "ANTIGA VILA MEDIEVAL" - Concelho de Torre de Moncorvo, não se pretende concorrência com outras páginas, regionais e locais, nem se pretende qualquer divisão, não são aceites artigos e assuntos relacionados com política nem publicidade comercial. Todas as fotografias são dos autores devidamente identificados agradeço que não efectuem cópias nem que sejam utilizadas sem autorização dos mesmos, informa-se que o identificador de IP e de rede local se encontra activado, podendo ser fácil de identificar o autor da cópia.
Obrigado

Benvindo ao Blog/Site da Vila Antiga Medieval de Mós -PARTICIPE - DIVULGUE - COLABORE - Aceitamos Colaboradores para editar e publicar Textos e Fotografias Próprias - Todo o conteúdo do Blog/Site é protegido pelas leis de direitos de autor e direitos conexos, proibido fazer cópias, reprodução, difusão, transmissão, utilização, modificação, venda, publicação, distribuição ou qualquer outro uso, na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, exceptuam-se a esta interdição os usos livres autorizados por lei, nomeadamente o direito de citação, desde que claramente identificada a sua origem, todas as fotos deste Blog/Site terão a partir de hoje 03/02/2009 o carimbo do Blog/Site e o nome do seu autor/fotografo,para evitar o uso abusivo das fotos aqui publicadas, caso de dúvidas CONTACTE ADMINISTRADOR OU OS COLABORADORES

OBRIGADO

Map IP Address
Powered by

eXTReMe Tracker

TOPO

-OBRIGADO VOLTE SEMPRE - GO BACK THANK YOU ALWAYS - DE RETOUR À LA LISTE TOUJOURS VOUS REMERCIER - VOLVER ATRÁS GRACIAS SIEMPRE -TORNA INDIETRO RINGRAZIO SEMPRE - GEHEN SIE ZURUCK VIELEN DANK, DASS SIE IMER-

©-Mós-Blog-Edição 2012-Administrador
Page copy protected against web site content infringement by Copyscape