FREGUESIA DE MÓS - ANTIGA VILA MEDIEVAL - [NO INTERIOR TRANSMONTANO - VISITE]

LIVRO
⇔ LIVRODEVISITAS ⇔
VISITAS

Mós -  Antiga Vila Medieval

↑ Grab this Headline Animator

Devido à impunidade os actos sucessivos de vandalismo destroem Igreja Matriz de Torre de Moncorvo

O adro da Igreja Matriz de Torre de Moncorvo, classificada como Monumento Nacional desde 1910, tem sido alvo de actos de vandalismo. A última situação ocorreu no passado fim-de-semana. Um elemento escultórico, composto por pináculo de granito e rematado com uma bola foi derrubado e partido em vários fragmentos, sendo impossível de recuperar, restando agora a sua substituição por um novo, perdendo-se o seu valor histórico.

As situações vêm-se repetindo nos últimos anos, sem que ninguém intervenha. Os casos estão a preocupar o Projecto Arqueológico da Região de Moncorvo (PARM) que reclama uma intervenção por parte das entidades competentes, nomeadamente do Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR), no sentido de aquele património ser preservado, bem como sugere uma maior vigilância por parte da GNR. "A bola do referido pináculo já foi transportada pelas ruas da vila, e posteriormente abandonada, mas isto só aconteceu, porque a primeira vez que o pináculo foi vandalizado, não foi recolhido ao alpendre, como devia ter sido por protecção", acrescentou Nelson Rebanda, do PARM.

Os casos de vandalismo no exterior do tempo começaram há alguns anos, nomeadamente com a inscrição de grafittis nas paredes de granito, que deram origem a processos em tribunal. "Estas pinturas obrigam a operações de remoção dispendiosas", referiu Nelson Rebanda.

Nas últimas semanas o adro do edifício mais parece uma lixeira, porque ali são abandonadas garrafas, apesar de na parte exterior do muro existir um caixote do lixo.

A igreja de Torre de Moncorvo é uma das mais imponentes de Trás-os-Montes. É a de maiores dimensões e demorou 100 anos a ser construída.

Nelson Rebanda acrescentou que, se por um lado, os bares instalados no centro histórico vieram dar dinamismo àquela zona, também têm como desvantagem o facto de atraírem gente que não têm respeito pelo património. "Estamos na presença de uma libertinagem por parte de uma 'jumentude' e não juventude que se diverte a estragar o que custou muito a construir", lamentou.



[Fonte:-JornaldeNotícias]


[clicar:-Aqui]

0 comentários:

Enviar um comentário

Antes de Comentar identifique-se saiba que este espaço tem localização de IP e rede, e através destes meios sabemos de onde vêm, os comentários anónimos serão sempre analisados, antes de serem publicados.
Os Comentários deste Blog/Site são publicados sem edição prévia, pelo que pedimos que respeite os nossos Critérios de Publicação. O seu endereço de IP e Rede não serão divulgados, mas ficarão na nossa base de dados. Não são tolerados neste blog/site comentários ofensivos. As caixas de comentários servem para abrir o debate ou entregar sugestões sobre os textos mas não são espaços para a calúnia ou comentário maldicente....

AVISO:-

O comentário será retirado do blog se:
- Não tiver relação com o assunto do post ou com o blog;
- Fizer propaganda (de qualquer espécie);
- Incluir links desnecessários( pornografia e outros sem interesse sem assunto do post).

Solicitamos que não submeta o seu comentário mais de uma vez.

FREGUESIA DE MÓS - ANTIGA VILA MEDIEVAL

Todo o conteúdo deste Blog/Site é informativo tem como principal objectivo dar a conhecer a freguesia de Mós "ANTIGA VILA MEDIEVAL" - Concelho de Torre de Moncorvo, não se pretende concorrência com outras páginas, regionais e locais, nem se pretende qualquer divisão, não são aceites artigos e assuntos relacionados com política nem publicidade comercial. Todas as fotografias são dos autores devidamente identificados agradeço que não efectuem cópias nem que sejam utilizadas sem autorização dos mesmos, informa-se que o identificador de IP e de rede local se encontra activado, podendo ser fácil de identificar o autor da cópia.
Obrigado

Benvindo ao Blog/Site da Vila Antiga Medieval de Mós -PARTICIPE - DIVULGUE - COLABORE - Aceitamos Colaboradores para editar e publicar Textos e Fotografias Próprias - Todo o conteúdo do Blog/Site é protegido pelas leis de direitos de autor e direitos conexos, proibido fazer cópias, reprodução, difusão, transmissão, utilização, modificação, venda, publicação, distribuição ou qualquer outro uso, na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, exceptuam-se a esta interdição os usos livres autorizados por lei, nomeadamente o direito de citação, desde que claramente identificada a sua origem, todas as fotos deste Blog/Site terão a partir de hoje 03/02/2009 o carimbo do Blog/Site e o nome do seu autor/fotografo,para evitar o uso abusivo das fotos aqui publicadas, caso de dúvidas CONTACTE ADMINISTRADOR OU OS COLABORADORES

OBRIGADO

Map IP Address
Powered by

eXTReMe Tracker

TOPO

-OBRIGADO VOLTE SEMPRE - GO BACK THANK YOU ALWAYS - DE RETOUR À LA LISTE TOUJOURS VOUS REMERCIER - VOLVER ATRÁS GRACIAS SIEMPRE -TORNA INDIETRO RINGRAZIO SEMPRE - GEHEN SIE ZURUCK VIELEN DANK, DASS SIE IMER-

©-Mós-Blog-Edição 2012-Administrador
Page copy protected against web site content infringement by Copyscape