FREGUESIA DE MÓS - ANTIGA VILA MEDIEVAL - [NO INTERIOR TRANSMONTANO - VISITE]

LIVRO
⇔ LIVRODEVISITAS ⇔
VISITAS

Mós -  Antiga Vila Medieval

↑ Grab this Headline Animator

GALERIA



MÓS - OLHARES


AUTOR:- MARCO DEUS



Como meu primeiro contributo no blogue, posto estas fotografias estavam escondidas no arquivo, saltam agora do anonimato para que possam apreciar, espero que gostem.











MÓS - IGREJA DE SANTA MARIA


AUTOR:-LOPES



Igreja renascentista com a fachada principal rematada por uma empena truncada por um campanário com duas ventanas de arco pleno, encimadas por uma cruz. O portal, de arco pleno sobre pilastras, é encimado por um óculo circular com gelosia em granito. As fachadas laterais são contrafortadas, com dois contrafortes a norte e três a sul.
No interior, a nave encontra-se dividida em três tramos por dois arcos ligeiramente apontados, suportados pelos contrafortes. Tem coro-alto, em madeira, assente em duas colunas de granito, e, no segundo tramo, do lado do Evangelho, apresenta um púlpito cilíndrico em granito. No terceiro tramo ostenta retábulos colaterais em talha dourada, colocados simetricamente. O do lado do Evangelho é dedicado ao Sagrado Coração de Jesus, e o do lado da Epístola a Nossa Senhora das Dores. São de estrutura semelhante, com arcos concêntricos assentes em colunas pseudo-salomónicas decoradas por cachos de uvas e volutas. O arco triunfal, abatido, é ladeado por dois altares em talha dourada, também de estrutura semelhante. O do lado da Epístola é dedicado Nossa Senhora de Fátima e o do lado do Evangelho a Nossa Senhora do Rosário. A capela-mor alberga um retábulo em talha dourada e pintada, com trono central, sob abóbada em arco encimada por sanefa, com a imagem de Cristo na Cruz. Este é ladeado pelas imagens de Nossa Senhora da Conceição do lado do Evangelho e de S. Sebastião do lado da Epístola, enquadradas por colunas com capitéis coríntios, decoradas com volutas, florões e anjos. O pavimento da nave é em soalho e o da capela-mor em soalho e lajeado. Os tectos da nave e da capela-mor são ambos em madeira, apresentando secção poligonal.
Como chegar:-Estrada Nacional 220 - Torre de Moncorvo, ao km 15, virar à direita em direcção a Mós Estrada Municipal.





MÓS - CRUZAMENTO DA RUA DE CIMA E RUA DE BAIXO - OUTEIRO


AUTOR:-LOPES




ANTIGO APEADEIRO DE MÓS [MOZ] COMBOIO A VAPOR LINHA DO SABOR


AUTOR: RUI DE CARVALHO




FONTE DO CANO



FONTE DO CANO - RECORDAÇÕES


AUTOR:JOSÉ SAMBADE




FONTE DO ROMÂNICA



CAPELA DE ST.ª BARBÁRA



CAPELA DE ST.º ANTÓNIO



CAPELA DE ST.º CRISTO


1 comentários:

Anónimo,  25/02/2010, 22:43:00  

Há 20 anos atrás tive duas amigas que eram daí, a Alice e Glória filhas de um alfaite, que saudades desse tempo...
Parabéns continuem a mostrar a beleza da nossa região.

Enviar um comentário

Antes de Comentar identifique-se saiba que este espaço tem localização de IP e rede, e através destes meios sabemos de onde vêm, os comentários anónimos serão sempre analisados, antes de serem publicados.
Os Comentários deste Blog/Site são publicados sem edição prévia, pelo que pedimos que respeite os nossos Critérios de Publicação. O seu endereço de IP e Rede não serão divulgados, mas ficarão na nossa base de dados. Não são tolerados neste blog/site comentários ofensivos. As caixas de comentários servem para abrir o debate ou entregar sugestões sobre os textos mas não são espaços para a calúnia ou comentário maldicente....

AVISO:-

O comentário será retirado do blog se:
- Não tiver relação com o assunto do post ou com o blog;
- Fizer propaganda (de qualquer espécie);
- Incluir links desnecessários( pornografia e outros sem interesse sem assunto do post).

Solicitamos que não submeta o seu comentário mais de uma vez.

FREGUESIA DE MÓS - ANTIGA VILA MEDIEVAL

Todo o conteúdo deste Blog/Site é informativo tem como principal objectivo dar a conhecer a freguesia de Mós "ANTIGA VILA MEDIEVAL" - Concelho de Torre de Moncorvo, não se pretende concorrência com outras páginas, regionais e locais, nem se pretende qualquer divisão, não são aceites artigos e assuntos relacionados com política nem publicidade comercial. Todas as fotografias são dos autores devidamente identificados agradeço que não efectuem cópias nem que sejam utilizadas sem autorização dos mesmos, informa-se que o identificador de IP e de rede local se encontra activado, podendo ser fácil de identificar o autor da cópia.
Obrigado

Benvindo ao Blog/Site da Vila Antiga Medieval de Mós -PARTICIPE - DIVULGUE - COLABORE - Aceitamos Colaboradores para editar e publicar Textos e Fotografias Próprias - Todo o conteúdo do Blog/Site é protegido pelas leis de direitos de autor e direitos conexos, proibido fazer cópias, reprodução, difusão, transmissão, utilização, modificação, venda, publicação, distribuição ou qualquer outro uso, na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, exceptuam-se a esta interdição os usos livres autorizados por lei, nomeadamente o direito de citação, desde que claramente identificada a sua origem, todas as fotos deste Blog/Site terão a partir de hoje 03/02/2009 o carimbo do Blog/Site e o nome do seu autor/fotografo,para evitar o uso abusivo das fotos aqui publicadas, caso de dúvidas CONTACTE ADMINISTRADOR OU OS COLABORADORES

OBRIGADO

Map IP Address
Powered by

eXTReMe Tracker

TOPO

-OBRIGADO VOLTE SEMPRE - GO BACK THANK YOU ALWAYS - DE RETOUR À LA LISTE TOUJOURS VOUS REMERCIER - VOLVER ATRÁS GRACIAS SIEMPRE -TORNA INDIETRO RINGRAZIO SEMPRE - GEHEN SIE ZURUCK VIELEN DANK, DASS SIE IMER-

©-Mós-Blog-Edição 2012-Administrador
Page copy protected against web site content infringement by Copyscape